Inovação Educacional na Prática

Wilson Azevedo
2 min readMay 10, 2022

O Caso da Escola da Ponte

EBOOK | LANÇAMENTO | COMPRAR

Foi no ano 2000 que ouvi falar pela primeira vez da Escola da Ponte. Fiquei tão impressionado que me programei e me organizei para morar em Portugal e matricular minha própria filha lá no ano letivo 2003/2004. Sou um dos pioneiros da Educação Online no Brasil e um dos primeiros nômades digitais do país. Por isso pude continuar a trabalhar no Brasil enquanto vivia na Europa, coisa que hoje se torna cada vez mais comum, sobretudo por conta da pandemia, mas que era uma novidade naquele tempo.

Por um ano letivo vivi a realidade daquela escola, acompanhei seu cotidiano, me envolvi com a Associação de Pais da Ponte. E, a partir de 2006, em parceria com a equipe de professores da Escola da Ponte, passei a coordenar, tutorar e oferecer um curso online (FAZER A PONTE) com o objetivo de levar mais educadores e pais a descobrirem e se inspirarem nessa abordagem pedagógica tão inovadora.

Em mais de 20 anos aprendi muito com tudo isto. Especialmente com as várias turmas desse curso. Neste momento em que escrevo (2022), foram 16 edições nas quais os participantes colocavam suas questões para os professores da Ponte responderem, aprendendo diretamente com quem faz as coisas acontecerem na escola.

Este livro apresenta uma síntese do que aprendi ao longo dessa caminhada.

Agradecimentos especiais aos professores da Escola da Ponte Ana Moreira e Paulo Topa, bem como à ex-presidente da Associação de Pais da Escola da Ponte, Carolina Lyra, pela leitura atenta e observações que me permitiram corrigir erros e imprecisões que havia cometido nas versões iniciais do texto.

Depois que terminar de ler este livro você será capaz de entender como se ensina e como se aprende na Escola da Ponte, como ela se organiza, o que nela fazem alunos e professores, como os alunos são avaliados, como as questões disciplinares são trabalhadas, como se desenrola a vida escolar ali.

Um panorama sintético e amplo, que vai ajudar você a fazer importantes descobertas sobre uma das mais fascinantes experiências educativas do mundo atual.

--

--

Wilson Azevedo

Trabalho com Educação Online e Inovação Educacional desde 1994. Tenho formação em Filosofia, Antropologia e Educação. http://linktr.ee/wilsonazevedo