Como a Aprendizagem para o Domínio pode rivalizar com a Tutoria e reduzir lacunas de aprendizagem provocadas pela pandemia

  1. Tem havido perda significativa de aprendizagem em Língua Inglesa e Artes (ELA) e em Matemática, com os alunos das séries iniciais sendo os mais afetados.
  2. O impacto em equidade é forte: certos grupos de alunos, especialmente alunos de baixa renda e alunos que têm o inglês como segundo idioma (ELLs), estão ficando mais para trás em comparação a outros.
  • Os alunos avançam pelo currículo num ritmo flexível e, ao final de cada unidade de estudo, são avaliados.
  • Se eles dominam um ponto do currículo, podem passar para o próximo tópico.
  • Se não, eles não seguem em frente. Os alunos que não demonstrarem domínio obtêm reforço e, em seguida, refazem a avaliação somativa. E vão fazendo isso até demonstrar domínio.
  • Se houver necessidade de alguma exposição direta de conteúdo em sua turma, como você conseguiria fazer isso para alunos que estão em diferentes pontos da sala de aula?
  • Como você faz para ter diferentes avaliações para os alunos fazerem de modo que as perguntas variem toda vez que eles forem avaliados nos principais objetivos?
  • Como faço para conseguir controlar tudo?
  • Nenhuma aula expositiva para toda a turma: exposição de conteúdo ainda ocorre — de maneira invertida — com os alunos assistindo vídeos ou lendo material como pré-trabalho.
  • Ritmo flexível: os alunos trabalham o conteúdo em ritmo flexível. Nem todos os alunos estão na mesma “página” do currículo, mas eles avançam dentro do nível apropriado a cada um eles.
  • Diferenciação extrema: literalmente converso com cada aluno em todas as aulas todos os dias e, ao fazer isso, posso personalizar o percurso de aprendizagem dos alunos.
  • Interação professor-aluno: aplico meu tempo de aula andando pela sala e interagindo com os alunos — sempre em modo de avaliação formativa — verificando se estão entendendo, fazendo perguntas aos alunos, fazendo com que os alunos façam perguntas a mim.
  • Alunos trabalhando colaborativamente: embora cada aluno esteja em seu próprio percurso de aprendizagem individual, eles se agrupam e trabalham colaborativamente para aprender o currículo. Isso traz uma infinidade de benefícios, incluindo um melhor funcionamento da logística, mas também agregando valor com um grupo de alunos aprendendo uns com os outros e comigo.
  • Avaliação somativa: Em minha sala espero que os alunos obtenham uma pontuação de pelo menos 80% em todas as avaliações somativas. Muitos repetem uma avaliação várias vezes até atingirem o domínio.
  • Milhares de versões: Cada vez que os alunos fazem uma avaliação somativa eles fazem um teste diferente. Estou usando o recurso de teste do Brightspace da D2L, que me permite ter literalmente milhares de versões do mesmo teste nas quais os alunos recebem perguntas diferentes a cada vez que avaliam os mesmos objetivos.
  • Feedback imediato: Muitos estudos mostram que o feedback imediato leva a uma melhora significativamente maior na compreensão. Quando os alunos concluem uma avaliação somativa, eles vêm até mim e nós analisamos juntos. Durante essas conversas, várias coisas acontecem. Se eles se saem bem, toco um gongo e comemoramos. Se não, eu uso a sessão como um momento corretivo para ajudá-los a se prepararem para fazer outra avaliação mais tarde.
  • Relacionamento: Com o tempo extra para interagir, os professores em Flipped Mastery têm mais tempo para desenvolver relacionamentos positivos com seus alunos. Todos sabemos que os alunos aprendem melhor quando estão com um professor que não está apenas interessado em seu desempenho acadêmico, mas também acredita neles.
  • Podcast: Estou iniciando um podcast de vídeo e áudio com foco na Aprendizagem para o Domínio com minhas duas filhas, Kaitie e Emily, que ensinam Inglês e Ciências, respectivamente. O podcast tem o título de Chalkboard Stories. Saiba mais em jonbergmann.com
  • Comunidade: Acabei de lançar uma seção de comunidade em meu site e você pode criar uma conta e conectar-se a ela para conversar sobre a Aprendizagem para o Domínio.

--

--

--

Trabalho com Educação Online e Inovação Educacional desde 1994. Tenho formação em Filosofia, Antropologia e Educação. http://linktr.ee/wilsonazevedo

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Wilson Azevedo

Wilson Azevedo

Trabalho com Educação Online e Inovação Educacional desde 1994. Tenho formação em Filosofia, Antropologia e Educação. http://linktr.ee/wilsonazevedo

More from Medium

The Transformational Magic of Cooking

A Modern Uyghur ‘Genocide’ in Xinjiang China

lentil color sorter has been found to motivate ASD children to keep working in therapy and school.

Art, what place does it have in society and into the future?